Livro de visitas

Minhas impressões

Sandra | 13/03/2013

Aqui estou eu mais uma vez... mas agora para comentar a dedicação e o amor que alguns colegas passam/transmitem em seus textos. Não tenho como não me emocionar com as palavras do Rafa que refletem o ser humano maravilhoso que ele é ao dizer que. “Sou professor. Por isso a luta por uma escola pública de qualidade me move. Quero, ainda que digam "utopicamente", lutar por uma educação gratuita que seja a um só tempo, formação e intervenção”. Lindas palavras e verdadeiras que transcrevem com fidelidade este Anjo Negro.
Também não posso deixar de destacar a determinação de minha afilhada Angélica . Sempre um exemplo que utiliza das palavras de Chico Xavier para mostrar que as lutas a movem e destaca que “"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
E a simplicidade do Gilmar, outro exemplo de superação e de amor. Como não destacar as belas palavras de Guimarães citadas pelo amigo /professor. "... as pessoas não estão prontas, ainda não foram terminadas..."
E as palavras de Berna, tia, amiga, irmã... pessoa singular que diz que relata que aprende a cada dia muito mais do que ensina. Seja com uma pergunta de um aluno, seja com os porquês do Pedro (parafraseando os porquês da Lulu), seja desbravando livros, filmes ou músicas. É isso que quero. É isso que me move!
Pensando em todas estas reflexões de meus amigos, entendo o porquê de estudar, buscar, aprender, melhorar, quebrar barreiras, entendo o porquê de letramento digital.... Agora sei o que me move... Sou movida por muitas coisas....
E o que seria importante no letramento digital?
Acredito que antes de falar em letramento digital é preciso definir o que queremos da nossa educação . Achei muito interessante ao ler o que o Leandro Grass escreveu me deparei com um novo verbete educaçando , educaçar , verbo este que designa a busca incessante por um novo jeito de fazer educação. E acredito que é isto que venho buscando, um novo jeito de fazer educação. Este novo jeito está ligado diretamente ao letramento digital.
Voltando para este lado da educação, acredito que a afirmação do professor Fred vem de encontro com o que queremos e com o que buscamos. Ele afirma que o letramento digital deve envolver o domínio e a utilização de programas, aplicativos e aparelhos como computadores e dispositivos móveis. Outra coisa que ele relata que eu acho válida é verificar se estas ferramentas são uteis no processo de ensino e aprendizagem.
A professora Cris me faz pensar em como a prática pedagógica de excelência não é o uso deste ou daquele recurso em específico, mas o quanto os recursos possam promover autonomia e criticidade ao indivíduo.
Resumindo, posso dizer, que todos nós sabemos o que nos move... é a vontade de superação... E é isto que eu estou buscando.

Novo comentário